Precisou usar o carro em local com enchente? — Veja 4 dicas para evitar danos ao veículo nos dias chuvosos.

Enfrentar enchentes pode trazer prejuízos ao seu veículo e ao seu bolso.

Em local seguro e após a chuva, observe quais procedimentos devem ser realizados no seu carro para não ter problemas futuros.

Alagou, o que fazer?

As chamadas chuvas de verão, ou chuvas torrenciais são bem comuns no início do ano, e apesar da sua curta duração, costumam provocar grandes enchentes e alagamentos nas metrópoles brasileiras.

A chuva começou? A primeira recomendação dos bombeiros é que se possível, evite sair de seu local durante a tempestade –  aguarde a intensidade diminuir ou a chuva acabar.

Homem-Dirigindo-na-Chuva
Fique atento ao nível da água quando for realizar a travessia.

Se for inevitável, ou o local onde você estiver seja área de alagamentos, tente passar pela água com segurança.

Siga as 4 dicas abaixo:

1- É indicado desligar o ar condicionado no início da travessia;

2- Ao passar de carro pelo trecho alagado, o recomendado é dar algumas pisadas leves no freio, para acelerar a secagem do sistema, e em caso de emergência, poder parar sem problemas. Mas se o carro enguiçar na poça, o melhor é não insistir em dar a partida e empurrá-lo até uma parte seca (ou mais rasa). Se isso ocorrer, é provável que a água tenha invadido a câmara de combustão e travou o motor.

3- Com a entrada de água no motor, o lubrificante e os filtros (ar, combustível e óleo) podem ter sua eficiência comprometidas, causando o temido calço hidráulico. Neste caso, é preciso trocar o óleo o quanto antes, porque o produto perde suas propriedades (de lubrificar o motor e o sistema) com a invasão da água.

4- Assim que possível, contate um mecânico para realizar um check list para verificar a parte elétrica, os freios e o motor do veículo. Se não houver problemas com a parte elétrica do veículo, vale a pena ir à uma troca de óleo de confiança para realizar uma troca de óleo completa, incluindo os filtros. Esta ação evita que problemas e gastos excessivos ligados à falta de lubrificação, apareçam futuramente.

Checagem do Óleo no Motor


Precisa de Uma Troca de Óleo Especializada?

Ligue para a Sion Lubrificantes: (31) 3388-3719

Consulte-nos para mais informações!


Referência: É preciso trocar o óleo do carro após atravessar alagados?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *