Com o início do ano letivo, a fiscalização em transporte escolar coletivo tem como objetivo proporcionar mais segurança aos alunos que utilizam este serviço.
Além da vistoria realizada, é necessário checar outros itens importantes no veículo, como: freios, pneus, cinto de segurança, óleo do motor, etc.
Pensando nisso, a Sion Lubrificantes separou para você 5 dicas básicas de manutenção de veículos de transporte escolar. Confira!
1– Segurança em primeiro lugar
Fiscalize sempre se os encaixes e os pontos de fixação da peça dos cintos de segurança estão em perfeito estado de conservação e devidamente presos. A manutenção inclui uma limpeza regular, lubrificação das peças metálicas e uso de algum produto com pano umedecido para manter as tiras do cinto limpas.
2- Use peças originais
Seu mecânico indicou a troca de alguma peça? Faça uma nova avaliação com um outro mecânico para verificar se a troca é realmente necessária. Se confirmado, não aceite peças usadas e de segunda linha. Compre sempre produtos originais indicados pelo manual do veículo, pois eles possuem maior durabilidade e têm qualidade superior.
3– O exterior também é importante
Seu cartão de visita é seu veículo. Por isso, é importante manter o estado da lataria do transporte escolar em boa conservação, principalmente contra sujeira, ferrugem, corrosão e até contra possíveis atos de vandalismo.
4– Cuidados com os assentos
Além do conforto proporcionado pelos assentos, deve-se ter atenção especial ao estofado para possíveis vazamentos de produtos químicos, alimentos líquidos ou pastosos que podem sujar os bancos do seu veículo. Ainda mais quando se lidam com crianças, o risco delas sujarem, ou até mesmo perfurarem o banco, é maior; fatores que colocam em risco a própria saúde deles. Se o dano for extenso ao revestimento dos bancos e precise de uma limpeza mais profunda, procure uma empresa de confiança para a lavagem ou reforma dos bancos.
5– Manutenção Preventiva
A manutenção de veículos de transporte escolar deve ser feita a cada 6 meses. O tempo é considerado suficiente para diagnosticar eventuais problemas no motor, e também serve como manutenção preventiva. Além de verificar os itens de segurança como o estado dos pneus e freios, fique atento à troca de óleo, fluido de freio e radiador do seu veículo.
Fonte: http://www.novaautomecanica.com.br/troca-de-oleo-para-micro-onibus